Secretarias

18 de September | 11:07

Sintego presente na Reunião Regional da Rede de Trabalhadoras da Internacional da Educação

A secretária da Mulher do Sintego, Eva Assis, representa a entidade na Reunião Regional da Rede de Trabalhadoras da Internacional da Educação para a América Latina, que acontece, em Recife, dentro do II Encontro Latino- Americano. Em pauta o fortalecimento das políticas públicas e a ampliação do direito das mulheres em toda a América Latina.

Na tarde dessa terça-feira (17), a secretária participou da palestra com a Senadora da Colômbia Gloria Ramires, que defende a erradicação a exclusão estrutural das mulheres e a necessidade de derrotar a pobreza, proporcionar  qualidade de vida à população, gerando melhor distribuição da riqueza e fortalecendo a luta contra o sistema patriarcal.

"Vivemos uma crise de representação muito grande a nível institucional dos partidos políticos. Mas há também um surgimento de movimentos sociais novos. Os sindicatos têm papel importante nisso. Precisamos avançar no debate dos sistemas de governo do continente além da presença feminina em cargos de liderança", afirmou a senadora.

Na palestra Gloria abordou assuntos como a discriminação das mulheres no mercado de trabalho, apresentou dados sobre a taxa de desemprego feminino na América Latina, falou sobre os obstáculos para a participação das mulheres no movimento sindical e afirmou que trabalhar esses assuntos nas escolas é um passo importante para mudar o quadro.

A palestrante concluiu que os currículos escolares abordam mal a igualdade de gênero e todas as conquistas lideradas pelas mulheres até hoje na sociedade. “Temos uma carga histórica para construir e é necessário conscientizar permanentemente os estudantes e os companheiros. É fundamental que o movimento pedagógico reflita a igualdade de gênero".

Rede de Trabalhadoras da IEAL
A Rede de Mulheres Trabalhadores em Educação da América Latina é uma iniciativa da IE – Internacional da Educação que, irmanada com a CNTE e demais entidades afiliadas, trabalha pela igualdade de oportunidades com a perspectiva de gênero a partir da ação sindical dos professores na América Latina.

Com CNTE